terça-feira, 21 de agosto de 2012

Para quem assistiu Jovens bruxas: Manon não é uma divindade!

 Revendo com uma aluna minha o Filme JOVENS BRUXAS, ela me perguntou se Manon era realmente uma espécie superior de divindade, se era o tudo...
Bem, então resolvi escrever sobre.
Se existe uma força superior? SIM! Ela se chama Manon? NÃO! (a não ser que você queira dar um nome a essa força. Bem, aí é algo particular seu, que não é proibido)
Essa força superior não tem nome!
Manon é um nome fictício inventado para o filme. Li em vários sites dizendo que tampouco existe uma divindade que o representa na bruxaria e isso é verdade! Como eu disse, o que existe é uma força superior, criadora. E, em seguida vêm os Deuses.

A criação do nome Manon foi feita justamente para evitar que pessoas, principalmente jovens inexperientes, tentassem invocar um espírito que realmente fosse de verdade, pois as consequências seriam catastróficas. A Consultante Pat Devin declarou que Manon, uma criação ficitícia para o filme, soa parecido com Mananan, o Deus Gaélico do Mar.

Para não dizer também que o nome Manon é totalmente sem sentido, além de podermos dizer que soa parecido com Mananan, também se parece com Mammon. Mammon, está descrito no livro de Demônios, página 96: "Também Mammon, demônio da avarice, riquezas e iniquidades". John Milton diz que foi ele quem ensinou os homens a escavar a terra para descobrir tesouros ocultos. Foi o terceiro Anjo Caído a falar no Concílio Demoníaco (livro II, parágrafo 229) sugerindo que os demônios fizessem o melhor que pudessem no inferno e não se opusessem a Deus nunca mais. Alguns afirmam que Mammon era um antigo Deus pagão da riqueza que foi "catolizado" como um demônio da avareza (já que o dinheiro seria associado a luxúria e vaidade).

Agora, só para não dizer que o nome Manon foi totalmente inventado, existe no mundo animal, um pássaro com este nome. Seu nome deriva do francês Moineau du Japon (Pardal do Japão) e é fruto da intervenção humana na natureza. è um pássaro pacífico, que se adapta muito bem com o convívio de outras espécies. É dócil, esperto e fácil de criar.

Por fim há também Manon Lescaut, que é uma ópera baseada na obra literária de Giacomo Puccini. O especialista em obras literárias, Júlio Janin afirma: "Manon Lescaut é um desses primores de literatura, vibrantes de paixão e de amor, primores que só os homens de gênio concebem, num momento de entusiasmo, que eles, decerto, não encontram duas vezes durante a vida." De um mode geral é uma obra que faça da força de amor, desonra e dedicação.

7 comentários: