quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Celebrações do dia 09/08/12

Hoje celebra-se a Vinália Rústica, festival romano do vinho dedocado a Vênus. Nesta noite, a Deusa do amor e da beleza era reverenciada com cantos, danças, louvações e rituais.

Os Romanos e os vinhos
Os antigos romanos davam grande importância ao desenvolvimento e cultivo do vinho e tiveram papel importante na disseminação do vinho. Durante o apogeu do Império Romano, entre 50a.C e 500d.C, a produção de vinho se espalhou pela maior parte da Europa, incluindo França, Espanha, Itália e mesmo algumas partes da Bretanha. Neste período, o vinho também se tornou acessível às massas. Cidades como Pompéia chegaram a construir bares em quase todas as ruas para promover o vinho. As classes mais pobres, porém, bebiam vinagre misturando com água, a que davam o nome de Posca.
O culto de Baco gerou muitos seguidores. Se os gregos idolatravam Dionísio, os romanos cultuavam Baco, celebrado em muitos festivais.
O vinho romano, dizia-se, estava mais para suave que para seco. Acredita-se que a aromatização era importante em um bom vinho, por isso adicionavam produtos com molho de peixe fermentado. Alguns vinhos eram às vezes misturados com absinto, pétalas de roas, hortelã e pimenta. Vinhos tintos ou brancos puros eram quase impensáveis na antiga Roma e poderíamos hoje considerar muitos dos seus favoritos com altamente indesejáveis.

Culto a Vênus

O culto a Vênus é bem mais antigo que as celebrações romanas. Conhecida na Grécia como Afrodite ou “A que nasceu da espuma do mar”, ela era uma antiga Deusa Mãe da Ásia, juntamente com Inanna e Ishtar, detentora de todas as manifestações de poder absoluto do amor. Após sucessivas adaptações, sua manifestação ficou restrita aos atributos da beleza, prazer e sensualidade.
Nos países celtas e nórdicos, as equivalentes de Afrodite eram Ailinn, Aine, Blodewedd, Branwen, Deirdre, Emer, Epona, Fand, Freyja, Frigga, Hnossa, Ingeborg, Lofu, Lofua, Minne, Sjofn e Ygerna.

Dica para este dia:

Acenda uma vela rosa, beba uma taça de vinho (e ofereça outra a Vênus) e faça a seguinte oração:
"Abençoada beleza que a todos ilumina
Deusa do amor e da vida
Abençoada a minha sina
Renova as minhas formas e o mal elimina
Faz de mim tua filha
Que teu poder me fascina
Proteja-me do mal que ronda
E alegra o meu coração
Que seja tua a minha vida
Que assim se faça então"

Nenhum comentário:

Postar um comentário