quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Celebrações do dia 15/08/12

- Celebração da Deusa assíria Atargatis, cultuada pelos romanos como Dea Syria. Ela é um agrande mãe e Deusa da fertilidade da Terra e da Água, considerada a Deusa principal adorada na Síria. Pomas e Peixes são sagrados para ela: as pombas como símbolo da Deusa do amor e peixes como símbolo de fertilidade e da vida nas águas. Comumente é representada tendo a parte superior do corpo em forma humana e a parte inferior como de peixe, como uma sereia.


- Festa celta do pão fresco reverenciando a Deusa Mãe. Em fogueiras feitas com madeira de árvores sagradas (carvalho, bétula, freixo, espinheira e sorveira), assava-se o pão feito com o trigo recém-colhido. As pessoas agradeciam a colheita com cânticos, orações e oferendas para as divindades da Terra.


- Trung Thu, celebração vietnamita da Lua. As famílias se reúnem, as ruas são decoradas com lanternas coloridas e as crianças, usando máscaras variadas, seguem em procissão pelas ruas. Os dançarinos realizam a dança dos unicórnios e todos comem doces em forma de lua ou de peixe. Os adultos homenageiam os familiares falecidos queimando incenso e notas falsas de dinheiro para enviar boa sorte pela fumaça.


- Na Polônia, festa da Nossa Sra. de Czestochawa, a virgem negra. A igreja católica aproveitou a egrégora formada nestas datas pelas antigas celebrações dos dias 12, 13 e 14 e criou uma comemoração da morte e assunção de Maria, aspecto cristão da Grande Mãe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário