quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Celebrações do dia 16/08/12

- Celebração eslava de Zorya, a Deusa tríplice das estrelas. Às vezes, Zorya pode ser descrita como 3 irmãs: Zorya Utrennyaya, a Deusa da estrela matutina, Zorya Vechernyaya, a Deusa Vespertina e Zorya, a Deusa da meia-noite. Elas são guardiãs do mundo e cuidam para que o cão preso à constelação de Ursa Menor não quebre sua correnye, o que poderia acabar com o mundo. As Zoryas também têm seu aspecto guerreiro, como Amazonas, protegendo seus afilhados, escondendo-os no campo de batalha com um espesso véu de neblina.

- Na antiga Ibériia celebrava-se Belisama, a rainha do céu, Deusa da arte de viver e companheira do Deus Lugh. Belisama estava ligada aos lagos e rios, ao fogo, às técnicas e à luz. Identificava-se à Minerva/Athena e foi comparada à Brigid. Tinha sido reinvidicada a ser consorte de Belenus, com quem ela compartilhava certos atributos. Alguns interpretam seu como como "Luminosidade do verão"

- Comemoração romana para Vesta, a guardiã da chama sagrada e protetora do lar e da família. Era muito comum utilizar a sua imagem nas moradas dos jovens que iam adquirir conhecimento longe de sua terra natal. Cortejada pelos Deuses, e especialmente pelo belo Apolo e por Netuno, Vesta rejeitou todas as propostas amorosas e conseguiu que o próprio Júpiter protegesse sua virgindade. Devido a sua vontade de permancer castam suas sacerdotisasm as vestais, que vigiavam em permanência o fogo sagrado nos templo, tembém se mantinham assim.


- Festival Chinês da colheita. Este festival tradicionalmente celebra a colheita, e uma parte importante do centro de festividades na admiraçãi da Lua, que nesta época do ano geralmente é redonda e amarela, como uma gema de ovo gigante. Comer alimentos que se assemelham a lua é muito popular durante este tempo, e muitas fmílias comem pomelos (a grande, grapefruit doce da Ásia), caqui e mooncakes.

- Dia da primira convergência harmônica mundial em 1987 com meditações e orações em vários países em benefício da terra e da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário