quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Deus Lugh

Como já dito em outra postagem, hoje, dia 01/08, celebramos o Sabá de Imbolc. O que muitos esquecem é que hoje celebra-se também o Deus Lugh.
Tal "esquecimento" ocorre porque este Deus está associado ao sabá de Lughnasagh (ou Lammas), que aqui no Brasil é celebrado em fevereiro. Contudo, deve-se lembrar que trata-se da celebração do Deus e não do sabá.

Um pouco sobre o Deus Lugh: Um dos grandes heróis da mitologia irlandesa, Lugh era filho de Cian (neto por parte dos Dananns de Dian Cecht) e de Ethniu, filha de Balor, rei dos Fomorianos. Uma profecia dizia que Balor seria morto por seu neto. Para evitar esse destino, mandou dar fim nos netos, mas Lugh sobreviveu e foi criado por Tailtiu, sua mãe adotiva. Sua festividade é Lughnasadh, a festa da primeira colheita. Ficou conhecido como "Lugh Lámfada" - Lugh dos braços longos e "Lugh Samildanach" - Lugh, o artesão múltiplo. Lugh é o Deus dos ferreiros, cujo domínio incluía a magia, as artes e todos os ofícios em geral, seu nome significa "Luz" - belo como o Sol. Guardião da espada mágica e da lança invencível, vinda da cidade de Gorias, um dos quatro tesouros dos Tuatha Dé Danann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário