terça-feira, 28 de agosto de 2012

Celebrações do dia 28/08/12

- Na Grécia, aniversário da Deusa Atena. Atena é Deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça, e da habilidade.


- No Egito, aniversário da Deusa Nephtys. Nephtys era Deusa da Lua e da noite, regente do céu e do mundo subterrâneo, da água, do tempo e das aves de rapina. Personificava a escuridão.


- Festival Nórdico da colheita celebrando os Deuses da fertilidade, Frey e Freyja, filhos da Deusa da Terra. Frey é um Deus representado como belo e forte que comanda o tempo e a prosperidade, a fertilidade, a alegria e a paz. É o Deus chefe da agricultura. Freyja é a Deusa mãe da distania Vanir. Ela é a Deusa do sexo, da sensualidade, da fertilidade, do amor, da beleza, da atração, da luxúria, da música e das flores. Juntos representavam o casamento sagrado. Através deste ritual sexual, promovia-se a fertilização da Terra.
 
- Festival de Raksha Bandhan, na Índia. Este festival celebra a união entre irmãos e primos. Na cerimônia, os irmãos (ou primos) colocam o rakhi (cordão sagrado) nos pulsos. Isso simboliza o amor entre eles, voto de longa vida e a promessa de que cuidarão um do outro.

- Celebração da eusa celta da vitória, Andraste. Seu nome significa "a Invencível". Andraste era equiparada com Andarte, curtuada na Gália e com características semelhantes à Morrighan, sendo evocada na véspera das batalhas para garantir a vitória. Os romanos diminuiram seu status para uma Deusa lunar (por ser a lebre o seu totem) e a associaram ao amor e fertilidade. No entanto, o arquétipo original de Andraste é de uma Deusa escura e ceifadora, invocada apenas nos momentos de extrema necessidade, pois ela exigia sacrifícios de sangue humano, considerado o mais potente substrato mágico. Ela controlava os fios da vida de cada ser humano, do nascimento até a morte, pois a morte era parte inevitável da vida. O lado sombio (da anciã) era amenizado pelos seus atributos de Deusa lunar, regente do amor e da fertilidade (como mãe criadora da vida) e regente da caça (na sua face de donzela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário