quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Celebrações do dia 08/08

- Tij, o Dia da Mulher no Nepal. Neste dia, as mulheres não trabalhavam e eram consideradas deusas por todos. Dica: Que tal colocar essa idéia em prática??? Claro que deve ser impossível não ir trabalhar, mas aceite-se como uma deusa hoje e todos os dias; cuide-se e trata-se como uma divindade deve ser tratada.


- Na Lituânia, celebração de Perkuna Tete, antiga deusa do raio e do trovão. Com a cristianização, seu nome foi mudado para Maria, escondendo, assim, o antigo culto da Deusa sob um nome aceito pela Igreja.
Segundo a única lenda conhecida, Perkuna Tete era a ama de Saule, a deusa solar e recebia-a, a cada noite, com um banho quente feito de folhas de pinheiro e casca de bétula. Após seu descanso noturno, Saule voltava renovada e resplandecente para iluminar a Terra.  Dica: Renove suas energias com um banho de essência de pinheiro ou de alecrim. Faça uma meditação refletindo como você tem cuidado de si mesmo.


- Na Rússia antiga, homenageava-se Kildisinmumy, a Mãe Criadora, deusa do Céu e da Terra, padroeira do nascimento. Para invocar seu poder fertilizador para as mulheres e ao animais, oferendas de ovelhas brancas, leite e ovos eram feitas. Dica: Faça uma oração a esta Deusa e ofereça-lhe flores brancas, leite, mel... Peça-lhe harmonia, paz e amor em seu coração.

- No Brasil, celebra-se a a Deusa indígena dos Tupi-Guaranis chamada Yacy. Yacy é a mãe natureza. Composição do nome: Ya = Água, Frutos / Cy= Mãe / Yacy= Mãe da água e dos frutos. No cristianismo, ela é conhecida como Nossa Senhora do Monte Claro (contudo, no cristianismo, além do nome, mudou-se a data de celebração sendo dia 20/08).


- Na Armênia, celebra-se Anahit. Fazia parte da trindade dos Deuses principais, junto com Nané e Astghik. Foi a primeira divindade local a ter imagens de culto, sendo venerada por toda a Armênia.

- No Havaí, celebra-se à Deusa Pele. Pele é a guardão do fogo vulcânico. Ela é Deusa do fogo, da luz, da dança e da violência. Seus pais são os Deuses Haumea e Kane Milohai. Ela vive no vulcão Kilauea.

- Na Polônia, celebra-se à Deusa das ervas chamada de Nossa Senhora de Czestochowa - A Virgem Negra


Todas essas Deusas são consideradas as totalidades, a origem da criação, a grade geradora. Claro que todas são uma só, variando de nome de acordo com o país. Se buscarem a história de cada uma delas, verão que é a mesma; adaptada para cada pais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário